top of page

A IMPORTÂNCIA DA VACINA NAS DIFERENTES FASES DA VIDA


Uma das medidas mais importantes e eficazes de prevenção contra doenças é a vacinação. Os imunizantes protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de enfermidades graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e, inclusive, levá-las à morte. A vacina não apenas protege aqueles que recebem, mas também ajuda na proteção da comunidade.

Quanto mais pessoas de uma região ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinadas ou não – ficarem doentes.


Imunização no Brasil


No Brasil, o Ministério da Saúde oferece — de modo gratuito — vacinas contra diversas doenças graves. Todos devem estar ligados ao calendário básico de vacinação. Devem levar seus filhos e estimular família, amigos, parentes a irem aos postos de saúde para serem imunizados nas idades recomendadas.

É importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano. As mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até o óbito de seus bebês. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos, com características específicas, também têm recomendações para tomarem os imunizantes apropriados.

O que são as Vacinas?


São substâncias farmacológicas que estimulam o corpo na defesa contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. As primeiras vacinas foram descobertas há mais de duzentos anos.

Os imunizantes são produzidos a partir de organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados.


Por que é importante vacinar-se?


Quando a pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância da vacina e produz uma defesa, os anticorpos. Esses anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro. Isso se chama imunidade.


Onde é possível ser vacinado?


Toda a população pode se vacinar gratuitamente nas mais de 36 mil salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. Para isso, basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos.


Quais são as vacinas que devo tomar?


Atualmente, o calendário vacinal é dividido em fases de acordo com a idade e com alguma eventualidade física de cada pessoa:

Infantil;

Adulto;

Gestante;

Idoso;

Calendário Ocupacional;

Entre outros.


A campanha de vacinação contra a covid-19 em São Paulo


Cronograma atualizado em 20 de abril de 2021, de acordo com a publicação oficial do Governo do Estado de São Paulo



Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS)

1.802 visualizações0 comentário
bottom of page