APOIO – Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste iniciou suas atividades em 1992  e foi fundada em 18/12/1993, organização civil sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Federal, resultou de um grupo formado por pessoas de vários segmentos sociais preocupados com a pobreza de amplas camadas populares. O contato permanente com famílias de baixa renda impulsionou a organização a participar em várias atividades de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Em 1993, engajou-se intensamente na Campanha de Combate a Fome (empreendimento nacional liderada pelo sociólogo Betinho). Esta campanha aglutinou dezenas de agentes sociais e pastorais. No decorrer da campanha a APOIO estabeleceu o primeiro convênio com a esfera governamental. Trata-se do programa “Vida Alimento”, do governo estadual de São Paulo. Este permitiu o atendimento de 150 famílias por vários anos.

 

A partir de 1996, a APOIO consolidou seu trabalho. Em diversos bairros da região leste, o que permitiu o implemento de atividades sociais junto a moradores de favelas e cortiços do centro expandido da cidade. Para este trabalho, a APOIO estabeleceu convênios com entidades internacionais que apoiam projetos de promoção humana junto à pessoas em situação de vulnerabilidade social. Recebemos então suporte da CAFOD - Inglaterra, PPM-Alemanha, e D&P do Canadá. São organizações ligadas às igrejas católicas e protestantes.

 

Estas parcerias permitem a APOIO dar assessoria permanente e assegurar o fortalecimento das pessoas e organizações populares em suas atividades sociais, trabalhando em rede na busca de políticas públicas e habitacionais para famílias de baixa renda.

 

DIRETORIA

PRESIDENTE

Gutemberg Sousa da Silva


SECRETÁRIA

Mayara Luiza Silva


TESOUREIRA

Sirlândia Almeida Mendes


2ª SECRETÁRIA

Thamires Cristina da Silva


2ª TESOUREIRA 

Umbelina Evangelista da Silva

MISSÃO

  • Facilitar o acesso a Políticas Públicas e Habitacionais para as famílias de menor renda, que enfrentam maior dificuldade de garantir sua sobrevivência como: mulheres negras, negros, crianças, jovens e pessoas de maior idade;
     

  • Desenvolver atividades de criação de empregos e meios que assegurem a sobrevivência das pessoas;
     

  • Fortalecer as pessoas, a família, as comunidades, associações de moradores e organizações populares.

PRINCÍPIOS

Durante seus mais de vinte anos de existência, a Apoio incorporou alguns  princípios norteadores de suas atividades sociais seja, a construção da AUTONOMIA das pessoas. Deste modo, buscamos a participação dos atendidos na busca de seus benefícios. E nesse processo, trabalhamos para inseri-los em programas educativos e de auto-organização. Consideramos a independência como base da conquista da DIGNIDADE HUMANA.

OBJETIVOS

Os objetivos da Apoio estão relacionados no rol de finalidades Estatutárias. Entretanto, podemos condensar esse rumo de nossas ações em poucas palavras. Seja, a Apoio trabalha pela promoção e desenvolvimento de homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças. Pessoas que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social. Tais como: moradores em situação de rua, em áreas de risco, favelados, encortiçados, famílias e pessoas de menor renda em geral.

Entre em contato:
(11) 3361-5900

Encontre-nos:
Avenida Duque de Caxias, n° 325 - 2° andar
Campos Elíseos - São Paulo – SP 01214-100