top of page

REUNIÃO MENSAL DE ASSISTENTES SOCIAIS

No segundo encontro de assistentes sociais da APOIO deste ano, em 25 de março, foram abordados assuntos relacionados à paralisação no âmbito da Assistência Social que ocorreu no início do mês. Bem como informes internos da instituição e uma reflexão quanto sobre a conjuntura política na cidade de São Paulo.

Com as exposições do assistente social Adalberto e os gerentes Carlos e Marcos, a República Jovem Penha e a República Adulto Santa Cecília foram os equipamentos a apresentarem suas atribuições dentro da área socioassistencial.



Na oportunidade, o gerente Carlos esclareceu que na República Jovem Penha os moradores compartilham não apenas o espaço físico, mas também ideias, sonhos e aspirações. Juntos, eles criam um ambiente que promove o crescimento pessoal e o apoio mútuo, enquanto enfrentam os desafios e as alegrias da vida adulta.

As Repúblicas não são apenas uma solução prática para moradia, porém oferecem aos jovens a oportunidade de viver de forma independente. Assim, cultivam laços comunitários e desenvolvem habilidades de convivência e cooperação. É também um exemplo inspirador de como a juventude pode construir vínculos, trabalhar sua resiliência, onde cada pessoa é valorizada e apoiada em sua jornada para a independência, autodeterminação e autonomia.

A República Adultos é um serviço de acolhimento provisório que oferece atendimento durante o processo de construção de autonomia pessoal e saída da rede socioassistencial para moradia autônoma.

Uma característica deste serviço é o sistema de cogestão. O atendido deve possuir alguma fonte de renda para arcar com os custos da sua alimentação, do enxoval e dos produtos de higiene pessoal, além de se organizar financeiramente buscando a saída para moradia autônoma.


O convivente necessita ter autonomia para desenvolver as atividades diárias (banho, alimentação, medicação, dentre outras): realizar tarefas de limpeza e arrumação dos espaços físicos coletivos do equipamento, preparar suas refeições e a lavagem das roupas.


Em resumo, os serviços de república jovem e república para adultos são cruciais na assistência social, proporcionando moradia acessível, apoio emocional, desenvolvimento de habilidades e integração social para indivíduos em situação de vulnerabilidade. Ademais, desempenham um papel importante na promoção da autonomia e no bem-estar geral desses grupos.


Material produzido pelo Departamento de Comunicação da Apoio



33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page