Na última sexta-feira, (13), o orientador Pedro Henrique realizou uma atividade com os acolhidos no Centro de Acolhida (CA) Santa Cecília referente à semana de celebração dos 71 anos da Televisão no Brasil.
Por meio da exibição de dois documentários, os participantes conheceram fatos importantes do grande marco da televisão brasileira.
Contexto histórico: Dia da televisão, 11 de agosto
A televisão, companhia diária de boa parte dos brasileiros, é comemorada em duas datas no Brasil.
A primeira vez que esse meio de comunicação recebeu uma data comemorativa foi em 1958, quando o Papa Pio XII declarou Santa Clara de Assis a padroeira da televisão. Assim, 11 de agosto, dia de Santa Clara, passou a ser também o Dia da televisão.
Em 2001, no entanto, a Lei nº 10.255, de 9 de julho de 2001 instituiu o Dia da televisão em 18 de setembro, por ser essa a data da primeira transmissão televisiva no País, no ano 1950, pela TV Tupi.
Importância
Questões históricas e culturais envolvem os dias e enchem algumas datas de significados, tornando-as relevantes para toda uma comunidade ou, pelo menos, para uma parte dela. Algumas datas são lembradas por seu enquadramento histórico, outras movimentam o comércio na troca de presentes e há, ainda, dias dedicados à celebração religiosa.
Material produzido pelo Departamento de Comunicação da Apoio, com informações e fotos do CA Santa Cecília
Comentários