CA Santa Cecília — Dia Nacional do Documentário Brasileiro

Para homenagear o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, 07/08, o Centro de Acolhida (CA) Santa Cecília recebeu na quarta-feira, 18/08, a cineasta, roteirista e produtora Eliane Caffé.

No início da atividade, Eliane propôs uma roda de apresentação em que todos os conviventes presentes e equipe técnica, sentados em forma de círculos, falassem os vossos nomes e, em seguida, explicassem a origem dos nomes — de forma descontraída todos participaram.


Na sequência, a dinâmica “Isso não é um chapéu” foi aplicada em minigrupos. Os acolhidos e orientadores receberam um papel sulfite com um desenho de um chapéu e uma frase “Isso não é um chapéu”. Com isso, puderam refletir e pensar sobre o objetivo representado. Após alguns minutos um representante da equipe falava para todos a conclusão da análise sobre a figura.


A cineasta explicou a origem da dinâmica: uma readaptação do artista René Magritte Isto não é um cachimbo”, levando várias pessoas a questionar a percepção e a possibilidade de representar a realidade. Em paralelo com a realidade e visão da sociedade ao ver uma pessoa em situação de rua ou julgar o comportamento de determinado grupo de pessoas.



O encontro teve um impacto produtivo. Todos falaram e fizeram perguntas; houve manifestações e desejo da possibilidade do segundo momento com exibição de filmes ou produção de algum documentário curto.


#CASantaCecília

#ApoioSP

#Cineasta

#Documentário

#Cultura


Material produzido pelo Departamento de Comunicação da Apoio, com informações e fotos do CA Santa Cecília

Jornalista responsável: Jane Tanan (MTb 0085720/SP)


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo