Assistentes Sociais da APOIO discutem sobre a atuação do Conselho Tutelar na proteção integral de crianças e adolescentes
- APOIO
- 8 de mai.
- 1 min de leitura
O encontro de assistentes sociais do mês de março, realizado na sede da Apoio – Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste, configurou-se como um relevante espaço de interlocução crítica e fortalecimento da práxis profissional no âmbito da Política de Assistência Social.

A atividade promoveu a articulação interinstitucional e o intercâmbio de saberes entre profissionais comprometidos com a efetivação dos direitos sociais e a consolidação do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

A programação incluiu um momento de acolhimento e integração, seguido por uma análise de conjuntura ministrada pelo Dr. Manoel Del Rio, que refletiu sobre os desafios sociopolíticos contemporâneos que incidem sobre a assistência social, ressaltando a urgência de resistência ativa e estratégias de sustentabilidade institucional.
Na sequência, Mildo Ferreira, conselheiro tutelar e assistente social, discorreu sobre os entraves e complexidades inerentes à atuação cotidiana dos Conselhos Tutelares, no bojo das normativas do SGD, com ênfase na proteção integral de crianças e adolescentes.

A iniciativa reafirmou a centralidade da formação continuada, da mobilização coletiva e do fortalecimento de redes colaborativas como fundamentos essenciais à qualificação das políticas públicas de proteção social, em consonância com os princípios ético-políticos do projeto profissional do Serviço Social brasileiro.

Material produzido pelo Departamento de Comunicação da Apoio, com informações do Grupo de Assistentes Sociais da APOIO Jornalista responsável: Jane Tanan (MTb 0085720/SP)
Comments